Pisar errado gera um desequilíbrio estático e causa dores na coluna, diz especialista
Segundo especialistas, desde que aprendemos a andar, nossos pés sofrem várias alterações até encontrar um ponto de equilíbrio, desenvolvendo assim a postura e o alinhamento de toda a estrutura esquelética do nosso corpo, por meio de tendões, articulações e músculos, passando pelo tornozelo, pernas, joelhos, quadris e regiões lombares.
Com o objetivo de dar dicas sobre como andar de forma correta, na manhã desta sexta-feira, o programa “De bem com a vida”, transmitido pela Radio Gospel FM entrevistou a ortopedista Mônica Assad.
“De bem com a vida”: A maneira como caminhamos pode desenvolver o desequilíbrio corporal?
Mônica Assad: Pisar errado gera um desequilíbrio estático e causa dores na coluna, porque acontece uma descompensação óssea e muscular. Muitas vezes o paciente fica com um ombro mais caído do que o outro, ou até mesmo, um quadril mais alto que o outro.
Como saber se estou andando de forma correta?
A postura é um indicativo. Os primeiros sintomas são as dores nas costas, nos ombros ou na cabeça. Os sintomas secundários se manifestam por meio da má postura e do desequilíbrio. Muitas vezes, os ombros e os quadris ficam mal posicionados. Outro fator que pode desencadear a má postura é a diferença de membros. A diferença de um milímetro pode fazer com que a pessoa pise errado e fique com dores. Existem pessoas que têm essa descompensação e não sabem disso. É importante consultar um especialista.
Existe alguma dica para o tratamento das dores de da má postura?
Para o alívio das dores nós receitamos analgésicos e fisioterapia. Hoje, dispomos de diversas técnicas. As duas mais comuns são o RPG – Reeducação Postural Global – e terapias manuais, como o alongamento. Os tratamentos são eficazes para a correção da postura.