quarta-feira, 30 de março de 2011

Cristãos acreditam que catástrofes são sinais de Deus


Uma pesquisa divulgada nesta semana revela que os evangélicos são os que mais acreditam que as catástrofes naturais são sinais de Deus. A pesquisa apontou números dos grupos que apoiam a tese, 31% dos católicos e 34% protestantes.
Seis em cada dez brancos evangélicos entrevistados acreditam que as catástrofes naturais são sinais de Deus, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Notícias Religiosas Service News.
O diretor de pesquisa, Daniel Cox, disse que os "evangélicos e os republicanos são mais propensos a acreditar que as catástrofes naturais são evidências do que a Bíblia chama de fim dos tempos, e não nas mudanças climáticas globais".
Uma parcela dos evangélicos entrevistados - 52% - acreditam que as mudanças climáticas causaram as recentes catástrofes naturais. A pesquisa mostra ainda que 53% dos evangélicos brancos que acreditam que Deus castiga as nações devido aos pecados dos seus cidadãos.
No ano passado, o evangelista Pat Robertson tinha dito que o terremoto no Haiti "foi uma maldição para o povo haitiano por causa da história de vodu”. Robertson fez declarações parecidas sobre o furacão 2005 que devastou a costa do golfo, que liga a tragédia ao aborto.
Oito em cada dez entrevistados dizem que o fornecimento de assistência financeira para o Japão é muito importante, apesar dos desafios econômicos em casa.
A pesquisa foi feita com base em entrevistas telefônicas com 1.008 adultos nos EUA, no dia 17 de março de 2011.