quinta-feira, 9 de junho de 2011

NOTICIA ESPORTE: Ronaldo dá adeus à seleção sob aplausos e sem gol

SÃO PAULO (Reuters) - Foram 15 minutos e três chances desperdiçadas. O atacante Ronaldo se despediu da seleção brasileira na terça-feira em amistoso contra a Romênia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, sem gols, mas sob muitos aplausos.



"Não consegui fazer um gol, que seria uma pequena retribuição de tudo que vocês fizeram por mim", disse Ronaldo em discurso à torcida em um púlpito montado no meio do campo, no intervalo da partida que marcava 1 x 0 para o Brasil.



"Só tenho que agradecer todo o apoio, todo o amor que o povo brasileiro me deu todos esses anos", acrescentou ele, aplaudido pelo estádio, que não estava completamente lotado.



O maior artilheiro de Copas do Mundo entrou em campo aos 30 minutos do primeiro tempo no lugar de Fred e preferiu dar toques de primeira, evitando contato com os marcadores, e teve três boas chances de marcar. A primeira delas ao receber passe de Neymar dentro da área. O goleiro defendeu.

Acima do peso, Ronaldo, que anunciou sua aposentadoria em fevereiro, perdeu um gol feito, logo depois de chutar por cima, completamente livre de marcação.

O atacante, duas vezes campeão mundial pela seleção, teve outra chance em seguida, ao finalizar em cima do goleiro, fazendo a torcida no Pacaembu lamentar.

Ele deixou o campo em um túnel feito por jogadores de Brasil e Romênia e deu uma volta no estádio que o viu jogar a maior parte de suas partidas pelo Corinthians, seu último clube.

Ronaldo se enrolou em uma bandeira brasileira jogada pela torcida e estava acompanhado de seus dois filhos mais velhos.

Sua trajetória com a camisa verde-amarela começou bem cedo, na equipe sub-17, em que marcou 22 gols em 22 jogos. Pela seleção olímpica, disputou oito jogos e anotou seis gols.

Mas foi na seleção principal que o atacante se consagrou. Aos 17 anos, foi convocado para defender a equipe que seria campeã do Mundial de 1994.

Quatro anos depois, na Copa do Mundo da França, já havia sido eleito pela Fifa o Melhor Jogador do Ano por duas vezes (1996 e 1997), prêmio que ganharia novamente em 2002. Uma convulsão antes da final contra os donos da casa quase o tirou da partida, que acabou vencida pelos franceses por 3 x 0.

Depois de sofrer sérias lesões no joelho, que ameaçaram sua carreira, Ronaldo foi artilheiro da Copa de 2002, quando o Brasil levou seu quinto título mundial.

Pela seleção principal, o atacante, que atuou por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, disputou 104 jogos e marcou 67 gols.

Em 2008, quando atuava pelo Milan, Ronaldo teve mais uma contusão séria no joelho, e voltou ao país para jogar no Corinthians.

O melhor momento dele no clube paulista foi justamente no começo do contrato, o primeiro semestre de 2009, ajudando nas conquistas do Campeonato Paulista e Copa do Brasil.

Reuters