segunda-feira, 16 de maio de 2011

DICA DO DIA: Mulheres sofrem mais de enxaquecas do que os homens

A enxaqueca atinge cerca de 35 milhões de brasileiro, sendo que 80% dos casos ocorrem em mulheres. A crise é caracterizada pelas dores de cabeça latejantes, que em muitos casos, são acompanhadas de náuseas e vômitos. Tendo seu início na puberdade, os ataques variam de pessoa para pessoa e podem ter a duração de até 72 horas.
Para dar mais informações referentes ao assunto o programa de Bem Com A Vida da rádio Gospel FM entrevistou na manhã desta sexta-feira a especialista em clinica geral, doutor Ariadne.

De Bem Com A Vida: O que pode desencadear uma crise de enxaqueca?

Uma das principais causas da enxaqueca é o fator genético. Existem pessoas que já possuem uma tendência de caráter hereditário para ter essas crises. Há pacientes que têm uma predisposição a ter enxaquecas ingerindo alimentos como: queijos, bebidas alcoólicas e frios embutidos. Outras também por fatores do cotidiano como: dormir demais, privação do sono, alterações hormonais súbitas, que são mais freqüentes em mulheres, principalmente no período menstrual e situações de stress.

De bem Com A Vida: Existe tratamento?

Existem tratamentos tanto para o momento da crise quanto para preveni-lo. Quando o paciente já está com enxaqueca, deve tomar um analgésico. Em casos extremos, é necessário ir ao pronto socorro e utilizar medicamentos injetáveis, intramusculares ou até mesmo endovenosos. Existem também medicamentos de caráter preventivo que os pacientes devem usar sob orientação de um especialista. Se a pessoa já tem uma tendência a ficar com enxaquecas no período menstrual, ela deve recorrer a medicamentos antes desse período. Há casos em que as crises são tão freqüentes, que existe a necessidade de um tratamento especifico durante um período. Dependendo do paciente, esse processo pode durar mais de um ano.

Serviço:
Consultório da Doutora Ariadne
Contatos: (11) 5573-3009 ou (11) 4994-1907
Endereço: Rua Botucatu, 572 – São Paulo