segunda-feira, 23 de maio de 2011

MEIO CRISTÃO: Revista “Time” faz "top 10" das falsas profecias de fim do mundo

O fim do mundo, no chamado "Dia do Julgamento", previsto pelo pastor Harold Camping para acontecer neste sábado (21) a partir das 20h (horário de Brasília), não se confirmou.

Fiéis do grupo cristão "Family Radio", que tem Camping como líder, aguardavam há meses o fim do mundo, que teria a volta de Jesus Cristo e o arrebatamento da Igreja.

Harold Camping certamente não é o primeiro a prever o fim dos dias. Com base em infames revelações, a revista “Time” fez neste sábado o "top 10" das falsas profecias.

Uma das mais conhecidas, segundo a revista norte-americana, é a de William Miller. Em 1840, começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo voltaria, prevendo um grande incêndio entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Quando a data passou, disse que afinal era até Outubro. O fim nunca chegou, mas os seus seguidores formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Esta também não é a primeira vez que Harold Camping, que completa em breve 90 anos, erra a previsão. Antes, tinha estabelecido a data do fim do mundo como sendo 6 de setembro de 1994. As suas previsões são sempre baseadas em cálculos a partir de acontecimentos da Bíblia.

A profecia de 2012 já fez correr muita tinta. Baseia-se no calendário maia, que termina a 21 de dezembro de 2012. Mas há também quem acredite que no próximo ano a Terra vá colidir com um planeta, apelidado Nibiru, ou ser sugada por um buraco negro.

Outro profeta norte-americano foi William Branham, da igreja pentecostal. Depois de dizer que recebeu a visita de sete anjos, em fevereiro de 1963, indicou que o fim do mundo seria em 1977. Mas não viveu para assistir a esse dia. Morreu em 1965, depois de um acidente de carro.

A lista da “Time” continua com os anabaptistas de Munster (protestantes alemães) do século XVI e segue com uma série de livros sobre profecias do fim do mundo. Lembra ainda o famoso Y2K (segundo o qual todos os computadores seriam destruídos na passagem do milénio) e a seita Branch Davidians, da América dos anos 1990.

Finalmente, a revista recorda todas as falsas profecias das Testemunhas de Jeová, que agora se limitam a dizer que o fim do mundo está próximo sem estabelecer data, e o grande incêndio de Londres de 1666, sendo que "666" é o "número da Besta".

NO LINK ABAIXO SEGUE LISTA EM INGLÊS
http://www.time.com/time/specials/packages/completelist/0,29569,2072678,00.html

Fiéis tentam compreender ausência de “fim do mundo”


Seguidores do radialista evangélico que havia declarado o último sábado o "Dia do Julgamento" estão, agora, tentando entender o porquê de a profecia não ter se concretizado.

Alguns seguidores de Harold Camping expressaram surpresa depois de o dia ter passado sem nenhum acontecimento apocalíptico; outros disseram que a ausência de ocorrências era mais uma forma de Deus colocar sua fé à prova.

Enquanto isso, Camping, a figura no centro da polêmica, não é visto em público há dias.
Procurado pela agência Associated Press, ele disse que daria explicações em um pronunciamento na noite desta segunda-feira.

Camping havia previsto que Jesus Cristo retornaria à Terra em 21 de maio de 2011, data em que os crentes seriam levados, "extasiados", rumo ao céu.

O radialista de 89 anos havia usado seus pronunciamentos em uma rede cristã e outdoors para divulgar suas ideias, que acabaram se tornando conhecidas em todo o mundo.
Camping alegava que textos bíblicos indicavam que um terremoto gigante --que começaria às 18h de cada parte do mundo-- marcaria o começo da destruição do planeta no sábado. Até 21 de outubro, todos os descrentes estariam mortos.

ALGUM CETICISMO

Robert Fitzpatrick, funcionário aposentado do setor de transportes em Nova York, afirma ter gasto mais de US$ 140 mil de sua poupança em publicidade para a previsão de Camping.

Depois que as 18h passaram e nada aconteceu, ele declarou: "Não entendo o porquê... Não entendo como nada aconteceu".

"Não posso lhe dizer o que sinto neste momento. Obviamente não entendi bem (a previsão), porque ainda estamos aqui."

Outros seguidores disseram que já tinham dúvidas quanto à previsão.

"Tinha algum ceticismo. Mas estava tentando superá-lo porque acredito em Deus", disse Keith Bauer, que viajou 4,8 mil quilômetros (do Estado de Maryland à Califórnia, onde fica a sede da rádio de Camping) para o "Êxtase".

"Estava torcendo por isso, porque acho que o céu deve ser bem melhor do que esta Terra", disse Bauer.

Outra profecia de Camping havia falhado em 1994, mas ele alegou que isso ocorreu devido a um erro matemático.

BBC BRASIL